Hotel Parador Cambará do Sul


Conhecer a rota dos Canyons entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul era um desejo antigo e graças ao convite feito pelo Hotel Parador Cambará do Sul conseguimos colocar em pratica esse projeto.

Principais atrativos, os famosos Canyon Fortaleza e Itaimbezinho são os maiores e mais lindos canyons do Brasil, mas existem diversos outros atrativos naturais de encher os olhos que atraem viajantes de todo o Brasil e do mundo para a região.

Viajamos no mês de Fevereiro, época em que o clima ainda é bem quente durante o dia e um pouco frio a noite nos obrigando até dormir com coberta. Queremos um dia voltar no inverno para sentir o clima frio e gostoso feito nesse período.

Rota dos Canyons
Canyon Fortaleza

LOCALIZAÇÃO

Fizemos essa viagem de carro e antes de chegar em Cambará do Sul paramos em algumas outras cidades (Penha, Gravatal, Lauro Muller…), até que partimos para a Rota dos Canyons pela BR 101.

São em torno de 310 km da capital de Santa Catarina, Florianópolis; e cerca de 200 km da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Vindo de Florianópolis sentido Rio Grande do Sul, após passar Araranguá e Sombrio, são pouco mais de 20 km até pegar o acesso para a Rota dos Canyons (SC-290).

Localização – Clique no mapa para ampliar

Após entrar na SC-290 e passar Praia Grande, você deve subir a Serra do Faxinal e esse trajeto vai levar em torno de 1:30hr. (Bem no inicio a Serra é asfaltada, mas 95% dela é de chão batido e pedras) Na maioria do tempo a estrada é bem tranquila, e só em alguns trechos era preciso andar bem devagar para não raspar o fundo do carro, e olha que nosso carro é um pouco mais baixo que o normal, mas na média andamos acima dos 60 Km/h.

Serra do Faxinal

Para quem vem de Gramado por Cambará do Sul o tempo gasto até o Hotel Parador Cambara do Sul é de aproximadamente 1:30. A BR é toda asfaltada até chegar no centrinho de Cambará, já o trecho da estrada do Faxinal é chão batido e pedras (É o trecho da Serra que esta em melhores condições, sendo possível andar na media de 80km/h

Obs: Lembrando que o tempo estava bom e não teve chuva no período, mas atente-se pois segundo informações a estrada piora quando chove, sendo necessário maior cautela.

O Hotel Parador Cambara do Sul que faz parte da rede roteiros de charme, fica na Serra do Faxinal nos Campos de Cima, na Serra Gaúcha e está praticamente entre os dois canyons. São cerca de 30 minutos até o Canyon Itaimbezinho e 45 minutos até o Canyon Fortaleza. (De carro)

INFRAESTRUTURA

O hotel esta dentro da fazenda Camarinhas, mesmo nome do rio que corta a fazenda de forma majestosa.

Entrada da Fazenda Camarinhas
Rio Camarinhas visto da sede
Rio Camarinhas visto da sede

O Hotel Parador Cambara do Sul conta com localização privilegiada com vista para os campos onde o sol se põe todas as tardes, falando nisso, na ‘Sede’ da fazendo é feito uma cerimônia em contemplação ao por do sol com fogueira e trilha sonora, mas infelizmente não tivemos esse privilégio pois na ocasião o tempo fechou bem na hora e logo depois abriu novamente! Só para não acontecer a cerimônia. Triste né?

Local onde acontece a cerimônia

É na Sede que esta localizado o restaurante onde são servidos o café da manha, almoço e janta. (Os dois últimos não incluso na diária e é necessário fazer reserva)

Sede do Parador
Sede do Parador, vista da sala de vídeo

No mesmo local você encontra um pequeno bar com uma mesa de sinuca top, uma sala de vídeo subindo as escadas, banheiros e a recepção.

Bar
Mesa de sinuca
Bar a noite
Na sede a noite

Aproveitando que mencionei recepção, gostaria de agradecer o atendimento de toda a equipe do Parador Casa da Montanha, que foi excepcional, mas em especial para a Suzana que nos recebeu com todas as regalias, (uma taça de champagne para comemorar nossa chegada e um belo lanche da tarde) e olha que chegamos com fome hein!

Fazendo um lanchinho

Logo que chegamos já ficamos encantados com tudo e ficamos ali curtindo aquele visual e o clima gostoso que fazia antes mesmo de ir para a nossa cabana! Tudo é pensado para levar o hospede a ter uma experiência inesquecível, começando pelo atendimento na chegada, depois pela musica ambiente, o cheiro (A Casa da Montanha possui uma essência especial própria da marca deles, que é possível comprar caso queira levar, e nós levamos), e por fim a decoração inspirada nos conceituados lodges dos safáris africanos.

Com essa vista maravilhosa
Vontade de ficar uma tarde inteira curtindo esse clima gostoso

Realmente é isso que e a gente sente, pois mesmo sem ter ido para a África, é essa a sensação! Algo até difícil de descrever e demonstrar para vocês. Só indo mesmo para saber o que estamos falando!

Na sede você ainda você encontra um deck com vários sofás bem aconchegantes e a casa de banho que é de de uso coletivo

Mamãe e Victor curtindo nossa chegada no Parador
Deck lindo e aconchegante

O Wifi funciona perfeitamente tanto na sede quanto nas cabanas, pelo menos na que estávamos hospedados era de excelente qualidade, mas também não faria muita falta viu!

ACOMODAÇÕES

São três os tipo, e as barracas térmicas são projetadas cuidadosamente para valorizar ainda mais a natureza a fim de lhe proporcionar uma das melhores experiências de sua vida.

Cabanas do Parador
passarela que leva até as Cabanas
A primeira viagem do pequeno Victor

Sendo assim as opções para sua escolha são:

Suíte Superior:

As mais luxuosas e aconchegantes, são uma mistura de barraca com chalé cobertas com telhados de palha santa-fé. O diferencial é o exclusivo deck com jacuzzi, lareira e a fabulosa vista do Rio Camarinhas.

Suíte Superior
Lareira para esquentar o coração
Banheira com sua maravilhosa vista
Quarto com inspiração nos Lodges africanos

A Suíte acomoda 2 pessoas em cama de casal e conta com ar-condicionado, frigobar, lençol térmico, TV com DVD, som ambiente, cafeteira Nespresso e banheiro completo.

Barraca Suíte:

Foi nesta opção que nos hospedamos e podemos dizer que vivemos momentos inesquecíveis, foi apaixonante cada momento e cada detalhe!

Barraca Suíte

Esta é a opção mais indicada para famílias, pois além da cama de casal, na salinha anexa um sofá cama que pode acomodar até duas crianças confortavelmente, e se você tiver um bebezinho (como foi o nosso caso) eles deixam o bercinho preparado!

Nossa cabana
Vista do paraíso
Barraca Suíte
Decoração apaixonante
Um quarto no paraíso?

Tanto esta opção quanto na opção de suíte superior eu fico aqui imaginando, que para um casal em lua de mel, ou em uma outra ocasião especial, o quanto será memorável. Isso vale também para os casais em que ‘você’ quer conquistar o coração do companheiro, esta seria uma boa hein! Fica a dica!

O ponto principal que chama mais a atenção é o maravilhoso deck suspenso com a jacuzzi que conta com uma deslumbrante vista para o campo. Agora imagine: o campo, as araucárias, o barulho do rio Camarinhas correndo e o por do sol! É nesse cenário que você vai se deparar! Gente é algo que beira até o inacreditável.

Deck da nossa Barraca Suíte

Inclusive é muito valido mencionar os demais mimos que o hotel oferece. Quando chegamos na barraca, estavam nos esperando uma cartinha de boas vindas, chocolatinhos, uma tábua de queijos, pães e uma garrafa de espumante! Alguém quer mais?

Cartinha com informativos e chocolatinhos
Mimos para degustarmos
Esse queijo estava uma delicia! Tudo fresquinho e de bom gosto

Ah, e tem mais, dois belos roupões e pantufas para nos sentirmos mais em casa o possível!

Aproveitando os mimos
Um sonho né?

Ainda que não tenha se hospedado na suíte superior, acredito que pela localização e disposição das barracas, esta opção tem a vista mais top!

Brindando os momentos bons da vida
Curtindo ao máximo
Aproveitando
Muito luxo e diversão
Até nosso bebe estava muito feliz

A barraca conta também com banheiro privativo (O box para o banho é estilo as que tem em cabines de navios de cruzeiro, só que mais esquema, pois tem varias opções de massagens com os jatos d’água), ventilador de teto, frigobar, TV com DVD,  lençol térmico e cafeteira Nespresso.

Obs: Não há canais de TV e ela só funciona para assistir filmes que podem ser pegos na sede onde há uma prateleira cheia deles.

Terminando o dia em alto estilo
Anoitecer – Vista da nossa cabana

Barraca Luxo:

Para quem quer sentir a sensação de dormir em uma barraca sem abrir mão do luxo, esta é a opção certa! A barraca possui uma cama de casal, lavabo, ventilador de teto, lençol térmico,  TV e DVD.

Barraca Luxo
A decoração segue o mesmo padrão dos lodges africanos
Bela decoração

Nesta opção até mesmo para preservar as características de uma barraca, o chuveiro fica na “Casa de Banho” localizada há poucos metros anexo a Sede, com salas de banhos individuais totalmente equipadas.

CASA DE BANHO

É neste espaço em que os hospedes das barracas luxo utilizarão para tomar banho. São diversas as duchas individuais com calefação, e toda as demais estruturas necessárias para um bom banho como: xampu, sabonete, secador de cabelo e toalhas.

SPA

Nesse espaço você também pode desfrutar da sauna e do seu SPA com sua enorme jacuzzi de agua quentinha. Sem falar na maravilhosa vista para o vale.

Jacuzzi do Spa

Como tínhamos a nossa jacuzzi particular, acabamos que não desfrutamos do SPA, mas sem duvida é um ambiente muito gostoso para passar horas.

Ambiente externo do SPA
Só essa vista já é possível recarregar as energias

Para quem deseja relaxar ainda mais, o hotel oferece o serviço de massagem (consulte aqui)

RESTAURANTE

Comer bem acaba sempre fazendo parte de uma viagem, pelo menos essa acaba sendo uma regra em nosso caso! Estar bem alimentado é a garantia de que poderemos aproveitar da melhor maneira! Fazer as coisas com fome não da né? Eu por exemplo acabo ficando bem irritado!

Restaurante a noite
Restaurante de manha

No Parador Casa da Montanha o restaurante funciona para o café da manha(incluso na diária), para o almoço e jantar. (necessitando fazer reserva) Sem duvida você vai desfrutar de um bom prato, pois a gastronomia do Parador vai desde um tradicional churrasco no fogo de chão, passando pelas panelas de ferro das cozinheiras locais que lhe proporcionarão aquela comidinha caseira gostosa que lembra a casa da vó, até ganharem a sofisticação dos pratos do chef.

Café da manha:

O café da manha é bem servido, com diversas opções de pães, bolos e biscoitos (todos feitos ali mesmo), além de diversos produtos coloniais produzidos na região como queijos e geleias.

Café da manha
Cafézinho quente com essa vista! Quem quer?
Delicias do café da manha

O buffet ainda conta com sucos, iogurtes, cereais, ovos, frutas, pães de queijo quentinho e ovos (oferecidos na mesa e feitos conforme seu gosto) , tudo uma delicia!

Frutinhas no café da manha é tudo de bom
Opções para todos os gostos

Almoço:

Como durante o horário do almoço nós saímos para fazer os passeios nos canyons, acabamos não desfrutando do almoço, mas se for no mesmo nível do jantar, vocês não irão se arrepender.

Chá da tarde:

Também incluso na diária, as 17hrs é servido o chá da tarde que acompanha waffles, biscoitos, geleias e sucos, tudo fresquinho e feito na hora.

Chá da tarde

Jantar:

Como não podia ser diferente, nossa experiência no jantar foi incrível, começando pelo atendimento que não deixa pecar em nenhum detalhe.

Para iniciar desfrutamos de uma deliciosa sopa e uma salada linda com saberes contrastantes que deixavam o prato ainda melhor. Estava de mais! Agua na boca aqui só de lembrar! 🙂

Entradinha
Prato lindo e gostoso
Sopinha de legumes

Depois vieram os pratos principais, onde um escolheu ravióli com frango e outro um risoto de legumes, e por fim uma deliciosa sobremesa, crepes de chocolate com sorvete.

Prato Principal
Prato principal

Estava tudo perfeito, até mesmo com o pequeno dando um pouco de trabalho, mas depois ele dormiu e foi possível relaxar um pouco!

Sobremesa delicia para fechar a noite

PASSEIOS

Assim como nós, a grande maioria das pessoas buscam visitar a região para conhecer os fascinantes canyons e lá na recepção ou até mesmo na hora de fazer a reserva do hotel você pode escolher quais passeios quer fazer! legal né?

Que tal depois de uma boa caminhada descansar nesse balanço e curtir esse visual

Mas caso você não esteja com tanta disposição e deseja além de relaxar, aproveitar ao máximo o hotel, é possível fazer diversas atividades dentro da fazenda Camarinhas, como: passeio de helicóptero, passeio de cavalo, passeio de quadriciclos, caminhada, entre outros.

DEIXANDO O HOTEL

E quando você pensa que já vivenciou tudo o que o Parador tem para oferecer, no momento de deixar o hotel os hospedes recebem um ultimo mimo, um kit viagem personalizado da Casa da Montanha com agua, fruta e cereais. Que tal hein?


Reservando seu hotel através do banner localizado na lateral direita dessa página, O Passeando a Limpo recebemos uma pequena comissão e você não paga nada mais por isso, além de ter a garantia de menor preço proposta pelo Booking.com.

Hotel Parador Cambará do Sul

Estrada do Faxinal, Morro Agudo
Cambará do Sul/RS

Instagram: @paradorcambaradosul

VÍDEO

Da o play e conheça melhor este belo hotel


ORGANIZE SUA VIAGEM

Organizando sua viagem através de nossas parcerias abaixo, você garante as melhores condições e nos ajuda a manter o blog.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.