Curitiba faz hoje 323 anos e pensando nisso vamos falar sobre nossa ultima visita a um dos ícones da cidade: o Jardim Botânico de Curitiba.
Por muitos anos moramos em Curitiba e é onde nossa família mora, então por esse motivo levamos Curitiba em nosso coração seja lá qual cantinho do mundo estivermos!
Em homenagem a uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano da capital paranaense o Jardim Botânico de Curitiba ou Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Richibieter (Nome da Urbanista) foi inaugurado em 1991 e hoje é um dos lugares mais visitados de Curitiba.
O parque conta com uma área verde e ampla e abriga varias espécies de plantas do Brasil e do mundo expostas em áreas temáticas.
JARDIM DAS SENSAÇÕES
É um espaço onde os visitantes podem ser testados, pois é possível a interação com as plantas sentindo com as mãos a textura, o formato, o tamanho das plantas, sentir o perfume das flores e da vegetação através da cerca e do túnel vegetal ao som da cascata e do vento. É uma sensação única que vale a pena experimentar
ESPAÇO CULTURAL FRANS KRAJCBERG
É uma exposição permanente situada atrás do símbolo do Jardim Botânico de Curitiba (A estufa), e apresenta a obra com o nome ‘A Revolta’, do Polonês naturalizado brasileiro Frans krajcberg.
Inaugurado em 2003 a exposição mostra o sentimento do artista em relação à destruição das florestas brasileiras feitas pelo homem.
São mais de 100 obras feitas com resto de arvores de queimadas ou derrubadas de forma ilegal.
MUSEU BOTÂNICO MUNICIPAL
Inaugurado em 1992 o museu oferece serviços de educação ambiental, exposições e uma biblioteca destinada somente para consultas locais.
O museu é o maior herbário do estado do Paraná e um dos maiores do Brasil! Legal né? Vale a pena conhecer!
ESTUFA
Inspirada em um Palácio de Cristal de Londres do século 19 é considerado um dos maiores símbolos de Curitiba e cartão postal da cidade, sendo a estufa a principal atração do parque.
A estufa climatizada conta com varias espécies da Floresta Atlântica, como por exemplo: Palmito, Caetê e Caraguatá.
JARDIM
O jardim geométrico é outro símbolo do parque, quase como se fosse uma digital, mas que é moldada a cada estação.
As flores, cores e cheiros fazem deste um lugar único e inigualável em beleza, é neste espaço em que os visitantes perdem horas fazendo seus cliques para guardar para sempre aquele momento.
OUTRAS INFORMAÇÕES
Como moradores da cidade, já estivemos por diversas vezes curtindo cada cantinho do parque, mas esta ultima foi a primeira no qual fomos com o intuito de registrar para compartilhar, porem na ocasião não foi possível passar em todos os setores, pois a chuva não permitiu.
- O parque conta ainda com um belo lago com vários peixes e pequenas tartarugas e uma pequena ponte que cruza o lago.
- Na entrada é possível fazer pequenos lanches e utilizar o banheiro no Bistrô Botânico.
- Ao lado existe uma pista de ciclismo onde acontecem alguns eventos, quadras esportivas (Tênis) e canchas de areia.
- O que deixa a desejar um pouco é em relação ao estacionamento que é bem pequeno e por isso a grande maioria das pessoas deixam seus carros na rua e ai já sabe né? Sempre tem um flanelinha querendo te extorquir. A alternativa são os estacionamentos particulares existentes nas proximidades (Na nossa opinião, a melhor opção)
Para os que não estão de carro, é uma opção boa pegar o ônibus turístico que te levara nas principais atrações e parques da cidade e claro, o Jardim Botânico de Curitiba esta na rota.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Endereço: R. Engo. Ostoja Roguski – Jardim Botânico, Curitiba – PR, 80210-390
Verão – Das 6:00hrs as 20:00hrs
Normal – Das 6:00hrs as 19:30hrs
MAIS FOTOS
Olá, esse horário de funcionamento tá atualizado? Chego sexta em Curitiba e queria ir direto pro Jardim Botânico… Devo chegar por lá umas 18h.
Esta sim! 😉