O Museu do Louvre é a segunda maior atração de Paris, ficando atrás apenas da Torre Eiffel.
Milhares de pessoas passam pelo Louvre anualmente e os mais de 8 milhões de visitantes/ano fazem dele um dos mais visitados do mundo.
O Museu do Louvre conta com um acervo gigantesco com mais de 35 mil de obras de arte ocidental, da idade média a 1848, de civilizações antigas e do Isla distribuídos em mais de 60 mil metros quadrados.
Entre as obras mais conhecidas estão: Mona Lisa, Le Radeau de la Méduse, A Vitória de Samotrácia, Vênus de Milo, entre outras.
As obras esta divididas em 3 alas: Ala Denon, ala Sully e a ala Richelieu. Sob a pirâmide há ainda uma 4ª ala chamada Hall Napoleon designada para exposições temporárias (pagas a parte).
O grande problema do Louvre são as grandes filas que se formam todos os dias em frente à Pirâmide, onde se encontra a entrada principal.
Mas há ainda outras duas entradas que geralmente estão vazias. As entradas da Porte des Lions e da Galerie du Carrousel que fica na rue Rivoli (Você vera um toldo vermelho).
De qualquer forma, uma boa dica é chegar bem cedo para aumentar as chances do museu estar vazio, ou comprar antecipadamente o The Paris Pass uma fora de economizar dinheiro e tempo caso tenha o interesse em visitar outras atrações.
O valor do ticket na bilheteria do Louvre é de 15 euros.
O Louvre ainda pode ser visitado gratuitamente, pois todo o primeiro domingo do mês, quase todos os museus em Paris não cobram entrada, mas no Museu do Louvre essa regra só se aplica de Outubro a Março, na baixa temporada, fica a dica!
VISITANDO O MUSEU DO LOUVRE
Estivemos em Paris por duas vezes e na primeira ainda residíamos na Europa, por isso eu (Juliane) não precisei pagar a entrada, pois residentes até 25 anos não pagavam entrada (Não sei precisar se ainda é assim). Meu esposo teve que pagar normalmente e não sabemos o porquê, mas entramos pela Pirâmide que estava vazia e sem fila alguma.
Ficamos até preocupados por alguns instantes achando que o museu estava fechado!
Já na segunda oportunidade curtimos um mochilão por alguns países da Europa, e em nossa passagem por Paris fomos ao Louvre, mas não entramos. Na entrada da Pirâmide havia uma fila gigante, já nas entradas laterais estava bem tranquilo.
Para você visitar o Louvre e dar a atenção que ele merece será necessárias muitas horas, talvez um dia inteiro ou até mais, e para ser sincera entramos especificamente com o objetivo de conhecer a Mona Lisa, pois não tínhamos também muito tempo.
A Palavra que descreve a nossa sensação é ´decepção`, primeiro porque o salão onde ela esta exposta estava lotado, e foi muito difícil chegar próximo para tirar uma boa foto e mesmo assim não deu muito certo. A segunda é que esperávamos uma Mona Lisa gigante, (era uma expectativa que tínhamos) e ela é realmente bem pequena, quase que precisa de uma lupa para enxerga-la de onde temos acesso para tirar uma foto.
A dica aqui é chegar bem cedo para ser um dos primeiros a entrar, assim conseguira ver as principais obras e aprecia-las com um pouco de silencio. Acho que isso é necessário para se conectar com a obra e senti-la. Após isso, ver as obras com menor expressão com o museu cheio não terá tanto problema.
Mas enfim, dito isso no final das contas se colocarmos numa balança a visita foi valida, pois estivemos a frente da maior obra prima do mundo. É algo que não se vê todo dia né?
Aproveitamos ainda para conhecer algumas outras galerias e fomos até a base da pirâmide.
PDF com maiores informações contendo os mapas do Museu
HORÁRIOS
O museu do Louvre abre todos os dias, exceto terça-feira,
- Segundas, Quintas e Domingo – das 9h à 18h (as salas fecham às 17h30)
- Quartas e sextas-feiras – das 9h à 21h45 (salas fechando às 21h30)
- Horários do Carrousel – todos os dias, das 10h às 22h
[intergeo id=”QN3MjM”][/intergeo]