Quando programamos uma viagem a Paris, sem dúvida o principal ponto turístico para visitar é a Torre Eiffel e com a gente não foi diferente.
Estivemos em Paris por 2 vezes, a 1ª vez foi no ano de 2010 quando estávamos morando em Dublin. Visitamos Paris no mês de setembro, quando o verão e a alta temporada já haviam passado, mas o inverno rigoroso ainda não tinha chego. Programamos para ficar 3 dias somente na cidade o que foi o suficiente para conhecer os principais pontos turísticos. Decidimos fazer a subida no 2ª dia e optamos em ir ao horário da noite, onde tem o incrível “show” das luzes que se acendem e piscam de hora em hora.
A visita foi incrível, era tudo aquilo que imaginávamos e muito mais. Ficamos mais de 2 horas admirando a vista da cidade de Paris a noite, toda iluminada, muitos turistas e o rio Sena deixando ela mais encantadora.
Já a 2ª vez que programamos para ir a Paris, foi no mês de dezembro, gostaríamos de ter pego neve, pois as fotos da Torre Eiffel com neve são realmente lindas, mas ainda não foi desta vez, mas não perdemos a esperança.
Neste mês há muito mais turistas, podemos comparar com o mês de setembro e o clima sem dúvida é muito frio. Vão preparados, levem várias roupas de frio, vá bem agasalhado, mas se fizer igual à gente e não levar luva e nem cachecol, no caminho da estação de metrô até a torre tem várias banquinhas vendendo estes acessórios.
Nos programamos para subir na Torre Eiffel na parte da tarde e ver o pôr do sol lá de cima, mas como a fila estava muito grande infelizmente não foi possível.
Quando chegamos ao 2ª piso já estava de noite e estava ventando muito, devido a isso decidimos não subir até o 3º e ultimo piso. Apreciamos mais uma vez a cidade, contemplamos as luzes maravilhosas e agradecemos mais uma vez por estar naquele lugar maravilhoso e pensando quando seria a próxima visita.
Muitas vezes não pesquisamos maiores informações sobre estes pontos turísticos, mas para te ajudar preparamos este post que com certeza fara com que você aproveite mais e não fique com aquele arrependimento de não ter feito.
COMO ELA FOI CRIADA E PROJETADA
No ano de 1889, em Paris iria acontecer a exposição Universelle (Feira Mundial que ocorreu do dia 06 de maio até o dia de 31 de Outubro) para marcar o aniversário de 100 anos da Revolução Francesa. Mais de 100 artistas concorrentes apresentaram planos para um monumento a ser construída no Champ-de-Mars, localizado no centro de Paris, para este ser à entrada da exposição.
A comissão foi concedida a Eiffel et Compagnie, uma empresa de consultoria e construção de propriedade do construtor de pontes aclamado, arquiteto e especialista em metais Alexandre-Gustave Eiffel. Enquanto o próprio Eiffel muitas vezes recebe o crédito para o monumento que leva seu nome, era um de seus empregados o engenheiro estrutural chamado Maurice Koechlin que aperfeiçoou o projeto.
Com mais visitantes do que qualquer outro monumento turístico pago no mundo, estima-se que 7 milhões de pessoas por ano passam por lá.
Cerca de 500 funcionários são responsáveis por suas operações diárias, trabalhando em seus restaurantes, controlando seus elevadores, garantindo a segurança e orientando as multidões ansiosas até as plataformas da torre para que os turistas possam apreciar a vista panorâmica da linda Cidade das Luzes.
A TORRE EIFFEL – PISO A PISO
1º Piso – 57 metros
Piso Transparente – Muitas pessoas nem param neste andar, mas recomendamos esta experiência. Possuiu um piso transparente que está há 57 metros do chão, que faz você ter uma experiência totalmente nova e ainda também tem uma vista linda.
Informações da Torre – Com telas sensíveis ao toque, displays, álbuns digitais, várias reproduções de peças e outras informações muito pouca conhecidas pelos visitantes.
Espaço para Relaxar – Este espaço foi criado para proporcionar aos visitantes um descanso, onde é super convidativo para uma pausa agradável com uma vista deslumbrante de Paris.
Loja de Souvenir – Em frete á Post Office (correio), possui uma loja com uma vasta gama de livros, cartões postais e artigos de lembranças para todos os gostos.
Buffet – Caso esteja com fome, você poderá fazer uma refeição rápida no Buffet na Ala Ferrie ao lado Sul. São servidos lanches e bebidas, nada muito requintados.
58 Tour Eiffel – O almoço “piquenique” servido à mesa (com ou sem reserva) e desfrute de uma excepcional vista diurna de Paris. Caso queira garantir sua reserva acesse o site do restaurante.
Sala Gustave Eiffel – É um dos espaços mais marcantes de Paris para a realização de eventos importantes. Possui um palco modular e uma decoração contemporânea.
2º Piso – 115 metros
Loja de Souvenir – Neste piso também possui uma loja com uma vasta gama de livros, cartões postais e artigos de lembranças para todos os gostos. Assim você poderá ter uma lembrança da sua visita.
Buffet – Caso esteja com fome, você poderá fazer uma refeição rápida. São servidos lanches e bebidas, nada muito requintados. Neste Buffet você também encontra alimentos orgânicos.
Jules Verne Restaurante – Com uma gastronomia moderna, com uma vista e uma culinária única sem dúvida você gostará de visitar este ambiente lindo e elegante. Para ter acesso a este restaurante é necessário fazer reserva antecipadamente pelo site e o acesso é feito através do pilar Sul.
Janela de história – Dedique alguns minutos para ler as informações. Você poderá ver os elevadores funcionando.
3º Piso – 276 metros
Escritório Gustavo Eiffel – No topo da Torre possui o escritório de Gustave Eiffel, que foi restaurado à sua condição original. Com a sua própria vida como modelos de cera, a cena descreve o criador da Torre e sua filha Claire dando boas-vindas ao famoso inventor americano Thomas Edison. Entre outras coisas que você também pode ver é o gramofone que ele apresenta para Gustave Eiffel como um presente.
Mapas panorâmicos – Usando os mapas panorâmicos que podem ser encontrados em vários pontos no topo da torre, você pode localizar a sua posição e ter uma idéia das direções e distâncias das principais cidades do mundo! As silhuetas dos monumentos emblemáticos dessas cidades são apresentadas. Para cada monumento a localização geográfica (bandeira do país, nome da cidade) e da altura do edifício são mencionados.
O bar de champanhe – Desfrute de um momento especial no bar de champanhe localizado no topo da Torre Eiffel. O bar oferece uma escolha de um copo de qualquer champanhe da sua preferência, servido bem gelado. Nada como uma maneira elegante para brindar uma experiência sensacional no topo da Torre! O bar está aberto diariamente a partir do meio-dia às 10 da noite (uma taça de champanhe custa entre de € 12 e € 21).
O mais incrível da Torre Eiffel está nos elevadores de vidro que oferecem uma vista panorâmica sobre de toda a estrutura. No final da subida você estará á 180 metros do chão e será recompensado com uma vista deslumbrante sobre Paris e seus monumentos e poderá apreciar a vista tanto durante o dia como durante a noite.
CURIOSIDADES
Sabia que a Torre Eiffel escapou de ser demolida por 2 vezes?
A 1ª vez foi no ano de 1909, mas as autoridades da cidade na época optaram por salva-la, pois reconheceu o seu valor como uma estação de radiotelegrafia, onde realmente foi utilizada durante a primeira guerra mundial anos depois onde interceptava as comunicações de rádios inimigas e passar informações para despachar reforços de tropas de emergências.
A 2ª vez foi durante a Segunda Guerra mundial, onde Hitler ordenou a sua demolição, mas novamente o comando não foi aceito pelas autoridades da cidade. Durante a ocupação Alemã em Paris, combatentes franceses decidiram cortar os cabos dos elevadores, para que os nazistas tivessem que subir até o topo pelas escadas.
INFORMAÇÕES GERAIS
Altura: 324 metros
Endereço: Champ de Mars, 5 Avenue Anatole France, 75007 Paris, França
Site: http://www.toureiffel.paris/pt
Estação de metro mais próxima:
Linha 6 – Bir-hakeim (9 minutos andando)
Linha 9 – Trocadéro (14 minutos andando)
VÍDEO
Enquanto você não embarca nessa trip, veja os vídeos das nossas duas passagens pela cidade luz.
Oi gente, amei o site parabéns pelo trabalho de vocês. beijos Cris :*
Obrigada Cristiane! Que bom que gostou, pois tudo é feito com muito carinho! 😉