Conhecida mundialmente por uma característica peculiar, a Guinness é uma das cervejas mais famosas do mundo e símbolo da cultura irlandesa.
A cervejaria de Arthur Guinness é fabricada em 60 países e está presente em mais de 120 países pelo mundo.
O prédio onde esta situada a Guinness Storehouse já foi um dia a planta industrial para a fermentação da cerveja.
Construído em 1902 o edifício foi o primeiro da Irlanda construído com sua base em aço obtendo assim em sua estrutura sete andares, dos quais está hoje o museu da Guinness na capital Dublin.
Somente em 1997 é que o espaço ficou destinado para abrigar a Guinness Storehouse substituindo a então Guinness Hop Store, porém só em 2000 foi aberto ao publico e de la para ca houveram varias melhorias para atender aos fãs e desde sua abertura já foram mais de 4 milhões de visitantes.
Divididos nos 7 andares você conhecerá toda a história da Guinness, desde os ingredientes utilizados na fabricação, assim como trabalhos com publicidade, métodos de produção, um bar onde você aprendera como servir uma pint, outro onde aprendera a degustar de forma correta uma Guinness e fechando com chave de ouro o passeio, no último andar um bar, o Gravity onde é possível tomar umas pints com uma visão 360 graus da cidade de Dublin
A VISITA
Moramos na capital irlandesa, Dublin, por quase dois anos e em todo esse tempo não estivemos na tão famosa Guinness Storehouse e não foi por falta de oportunidade, mas sabe aquela coisa de ir deixando para depois, e assim aconteceu, fomos embora e não estivemos lá.
Mas a nossa oportunidade chegou quando de férias voltamos a Dublin para matar a saudade e assim incluímos em nosso roteiro.
Para chegar até lá pegamos a linha vermelha do LUAS no centro da cidade, mas precisamente na estação Jervis sentido a estação Heuston. Acabamos descendo na estação Smithfield e fomos caminhando beirando o rio Lifey, atravessamos o rio até a Market Street S, conforme mapa abaixo.
Estava anoitecendo e frio, poucas pessoas na rua, mas em Dublin tudo é muito seguro e isso não foi nenhum problema, e sim deu um ar nostálgico, quando fomos chegando à ruazinha com aqueles paredões de tijolinhos e em frente algumas carruagens com seus cavalos (serviço de translado que levam os turistas).
Chegando no balcão de atendimento na entrada fomos atendidos por uma moça portuguesa que mora em Dublin á muitos anos e assim nos explicou como tudo funcionava.
Compramos os tickets no valor de 20,00 euros, podendo ser comprado antecipadamente através do site da Guinness com desconto de 10% e por um valor ainda menor caso seja estudante.
O bacana é que o passeio é bastante interativo e pode ser feito de acordo com a sua vontade. Não existe um guia e assim é possível perder o tempo que quiser em cada ala do museu.
Para os que ainda não dominam o inglês, antes de iniciar o tour pelo prédio é possível pegar um áudio-guide com áudio também em português e que não precisa ser pago, precisa apenas deixar um documento e um valor que é devolvido quando fizer a devolução do aparelho.
Iniciamos o tour onde conhecemos um pouco sobre os elementos usados para a fabricação da cerveja stout mais vendida no mundo.
Depois conhecemos um pouco do processo para a fabricação, assim como os equipamentos utilizados desde o inicio.
Conhecemos parte da história, como tudo começou abordado dos mais diversos temas e como as ações de marketing foram exploradas como o passar do tempo, até mesmo em relação ao formato do copo para que a experiência de tomar uma pint de Guinness seja a melhor possível.
O passeio começa ficar mais interessante quando entramos no The Tasting Rooms, onde podemos sentir os aromas de cada ingrediente e após isso, ganhamos uma pequena taça de Guinness para então recebermos uma breve aula de como devemos degustar de forma correta esta bela cerveja.
A técnica consiste em dar um gole longo, bebendo um pouco de espuma e boa parte do líquido (cerveja) preto, unindo assim o amargo da espuma com o sabor adocicado do liquido, formando assim a combinação perfeita.
O passeio continua na Guinness Academy, onde é possível aprender como servir de forma correta uma pint de Guinness seguindo os 6 passos necessários.
Assim você mesmo faz todo o processo após a aula e no fim além de poder degustar sua própria Guinness, e ainda leva para casa um certificado. Muito legal isso!!!
O tour se encerra no último andar do prédio onde se encontra o Gravity, bar com formato redondo e com grandes janelas de vidro onde é possível ter uma visão 360 graus da cidade de Dublin, sendo o bar mais alto da cidade.
Ali você pode passar o tempo que quiser, aproveitar a vista para tomar quantas Pints quiser, sendo que a primeira é de graça e jogar conversa fora.
É uma experiência fantástica, ainda mais para quem teve a oportunidade de imergir na cultura irlandesa como foi o nosso caso.
No final já quase na saída existe uma grande loja de presentes e souvenirs bem variados com produtos originais e exclusivos da marca.
INFORMAÇÕES
Guinness Storehouse
St James’s Gate
Dublin 8
• +353 1 408 4800
• +353 1 408 4965
• info@guinnessstorehouse.com
Veja nosso passeio no vídeo
Great, thanks for sharing this article.